Helene Bertha Amalie Riefenstahl (1902-2003), mais conhecida por 'Leni Riefenstahl', nasceu em Berlim e tornou-se uma conhecida cineasta alemã. Tendo iniciado a sua carreira como dançarina, Riefenstahl viu-se obrigada a adotar outra profissão, devido a uma grave lesão que teve no joelho quando ainda era jovem. Estreou-se como atriz em filmes de montanha, estrelando muitas cenas na neve. Conta-se que, certo dia, Hitler assistiu ao filme A Luz Azul e que ficou bastante interessado nos dotes de realização da ex-dançarina, daí ter pedido a Riefenstahl que filmasse o 6º Congresso do Partido Nazi, em Nuremberga, em 1934. Foi assim que nasceu o tão conhecido, amado e, ao mesmo tempo, odiado O Triunfo da Vontade (Triumph des Willens, no título original):
Para filmar a obra anterior, estiveram com Riefenstahl 170 homens e mais de 18 câmaras. Apesar de a cineasta ter advogado que este não era um filme de propaganda e que apenas se tinha limitado a mostrar o que estava à sua frente, há uma série de jogadas que nos levam a crer que não houve sinceridade nas suas palavras (vejamos, por exemplo, a luz que aponta para o rosto de Hitler quando este discursa ou até mesmo o facto de o avião que o transportava parecer ter caído na Terra de forma algo celestial).
Há, então, que perguntar: devemos valorizar O Triunfo da Vontade enquanto produto estético ou enquanto produto de propaganda? Os autonomistas diriam que estamos perante um filme que deve ser valorizado pela sua forma e pelas suas características. Não obstante, os eticistas responderiam de forma diferente, alegando que esta é uma obra de arte má, porque tem problemas morais (afinal, nela assistimos a uma glorificação de Hitler, figura responsável por inúmeras mortes).
Depois de ter realizado o filme anterior, Riefenstahl realizou Olympia, um filme sobre os Jogos Olímpicos de 1936, que é uma espécie de exaltação do corpo humano (ou da raça ariana):
Depois da 2ª Guerra Mundial, Riefenstahl esteve presa e não teve financiamento para novos projetos cinematográficos. Esse facto vê-la voltar-se para a fotografia...
Fotografia retirada de: http://www.leni-riefenstahl.de/eng/photo/olympia/15.html
Sem comentários:
Enviar um comentário